Primeiros cuidados com o recém nascido
Fonte: Departamento Científico de Neonatologia
Fonte: Departamento Científico de Neonatologia
O meu bebê pode ficar nos meus braços logo após nascer?
Se ao nascimento o bebê está se movimentando e respirando, o local mais seguro e saudável, é que fique no contato pele a pele com a mãe, independendo da via de parto, durante uma hora. Esse contato direto ajuda a criança a se colonizar com bactérias domiciliares, evita a hipotermia (ficar frio), ajuda na amamentação na primeira hora de vida e no vinculo mãe filho. Se por algum motivo a mãe não tiver condições de ficar com o bebê de imediato, o pai pode também exercer essa função.
O colírio e a vitamina K, são necessários? Não prejudicam a humanização?
Nem o colírio nem a vitamina K precisam ser aplicados imediatamente após o parto, antes do contato pele a pele. Do mesmo modo, procedimentos burocráticos como medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico) ou vacinação, etc. não devem constituir barreiras que impeçam ou retardem a integração do recém-nascido com os pais. Contudo, nas primeiras duas horas de vida, o colírio e a vitamina K devem sim ser aplicados no recém-nascido, para evitar oftalmia neonatal, causadora de cicatrizes oculares e cegueira, assim como deficiência de vitamina K, que pode ocasionar distúrbios hemorrágicos desde os primeiros dias até 6 meses de idade, incluindo hemorragia intracraniana.
Quando deve ser o primeiro exame físico do recém nascido?
Durante o contato pele a pele da primeira hora o pediatra não separa o bebê de seus pais para realizar exame físico, mas realiza uma observação ativa à procura de sinais que indiquem problemas de saúde ou alterações na transição para a vida extrauterina. Após a primeira hora, antes de encaminhar para o alojamento conjunto, o pediatra realiza o exame físico completo para se certificar de que não existam malformações (fenda palatina, genitália ambígua, etc).
Dra. Camila Trevisol
Pediatra e Neonatologista
RQE Nº: 38324 | RQE Nº: 38325